quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Mídias sociais: você tem várias “personalidades sociais”
As mídias sociais são incríveis não apenas pelo fato de proporcionarem mudanças radicais na comunicação entre pessoas e empresas ou de permitir que laços, antes inimagináveis, aconteçam com facilidade. Uma das coisas mais fascinantes a se observar com as mídias sociais é a possibilidade de uma mesma pessoa se apresentar de formas diferentes em situações diferentes e ainda assim continuar sendo a mesma pessoal.
Pense um pouco: como você age com seus colegas e superiores no ambiente de trabalho? É da mesma forma que você se comporta na faculdade, na igreja ou na casa dos seus avós? É provável que não, e isso é perfeitamente comum.
No trabalho, geralmente precisamos manter uma postura formal e focada nas atividades; na faculdade, brincamos com os colegas no intervalo das aulas; na igreja, falamos baixinho e só o necessário; na casa dos avós, o clima é descontraído, mas mantendo o respeito à idade deles. Então, apesar de parecermos pessoas diferentes nessas situações diversas, na verdade apenas estamos expondo diferentes partes da nossa personalidade, mas sem deixar de ser quem somos.
A mesma coisa ocorre quando utilizamos mídias sociais. Podemos mostrar nossas “personalidades sociais” aos poucos em cada mídia, de acordo com as características de cada uma delas. Uma pessoa pode, por exemplo, usar as mídias sociais da seguinte forma:
Twitter: Postando frases de motivação, piadas rápidas e dando RT em mensagens promocionais.
Facebook: Jogando muito e compartilhando seu progresso com colegas que conheceu naquela rede social.
Blog: Publicando textos sobre as experiências de vida, fazendo homenagens a amigos e respondendo comentários.
Flickr: Colocando lá todas as fotos com os amigos nas excursões para a praia.
Youtube: Fazendo listas de reprodução com seus clipes favoritos.
As particularidades de cada mídia social permitem que revelemos as partes da nossa personalidade que desejamos mostrar naquele momento, daquele jeito. É interessante, fácil e nos dá a oportunidade do autodescobrimento e revisão de quem somos e como queremos ser apresentados ao mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário