sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Governo americano quer usar redes sociais para prever futuro

O governo americano, segundo informa o New York Times, está investindo tempo e dinheiro em um novo projeto que utiliza a mineração de dados na internet (data mining) – como pesquisas online e mensagens do Twitter, posts no Facebook e em blogs para prever instabilidades sociais e econômicas.

Uma agência de inteligência americana começou a procurar por ideias, entre cientistas sociais acadêmicos e corporações, sobre maneiras de explorar automaticamente a internet em 21 países latino-americanos para a obtenção desses dados, segundo uma proposta de pesquisa divulgada pela Iarpa.

Os pesquisadores acreditam que os dados coletados através de redes sociais, pela primeira vez, podem revelar as leis sociológicas do comportamento humano, permitindo que eles prevejam crises políticas, revoluções e outras formas de instabilidades sociais e econômicas da mesma maneira que os físicos e químicos podem prever fenômenos naturais.

A experiência terá a duração de três anos e será focada em padrões de comunicação, consumo e movimento de populações. Ele utilizará informações publicamente acessíveis, incluindo consultas de pesquisas online, entradas em blogs, fluxo de tráfego de internet, indicadores de mercados financeiros, tráfego de webcams e mudanças em entradas postadas na Wikipedia.

Fonte: Mídias Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário