quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O marketing digital no cenário publicitário

Os investimentos em marketing e comunicação digital tem crescido nos últimos anos, segundo um estudo realizado pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau Brasil, empresa fundada em 1998, que incentiva o uso de mídia interativa), mostrou que em 2010 foram investidos mais de 3 bilhões com publicidade online no Brasil, o que representa 10% do todo o orçamento publicitário. Se levarmos em conta que as veiculações e ações no meio digital são geralmente muito mais econômicas do que em mídias tradicionais como TV, rádio e revista, fica claro que os esforços em capital humano para esse tipo de ação estão próximos de superar os esforços com as mídias tradicionais.


A evolução da internet impulsionou esse claro crescimento das mídias digitais, a internet que nos anos 90 era simplesmente uma vitrine de produtos e serviços, hoje é ferramenta de interação e mobilização social. Um estudo realizado pela Cisco, aponta que os jovens dedicam 40% do seu tempo livre na internet, os outros 60% ficam divididos em mais de 30 atividades como sair com os amigos, namorar, estudar, assistir televisão e ir ao cinema.

A internet desenvolveu um novo perfil de comportamento na sociedade, essa nova geração de pessoas é conhecido como geração Y. Fazem parte da geração Y as pessoas nascidas entre 1980 e 1990, são as pessoas consideradas nativas da internet, elas nasceram e cresceram junto com a internet. São pessoas que gostam de compartilhar e valorizam o feedback, estão mais preocupados com o que há de novo do que com as suas próprias necessidades.

Segundo Sidnei Oliveira, autor e palestrante especialista em geração Y, a geração Y é uma geração multitarefa, ou seja, consegue realizar diversas atividades simultaneamente, ainda segundo Sidnei, os integrantes da geração Y demonstram maior produtividade quando estão em desafios que demandem alta criatividade.


Fonte: Blog de Marketing Digital

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