quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O marketing digital no Brasil


Com o crescimento da inclusão digital no Brasil, mais de 80 milhões de internautas passaram a frequentar e consumir os serviços da web.

Se compararmos os anos de 2010 e 2009, observamos o aumento de 40% de e-commerce. Porém, as empresas investiram apenas 10% em marketing digital.

A revista Exame.com publicou algumas dicas para pequenas e médias empresas investirem no marketing digital:

- E-commerce: cada vez mais acessíveis, as plataformas de e-commerce são ambientes seguros e com vários recursos para administração, controle de estoque, vendas e formas de pagamento. Ainda existem alguns desafios para as empresas de e-commerce, como atendimento, logística (entrega, devolução e troca de mercadoria) e segmentação.

- Publicidade online: quanto mais as empresas intensificarem sua atuação na internet, maior será a concorrência para a atenção dos consumidores e clientes. Destaca-se no mercado a empresa que tiver a melhor publicidade, o que exige investimentos para aprimorar o trabalho. Não significa necessariamente aumentar a verba, mas atuar de forma diferenciada para destacar a empresa. Para isso, é preciso buscar formas criativas de utilizar ferramentas tradicionais, como links patrocinados, otimização e e-mail marketing, e avaliar o investimento em sites de compra coletiva e programa de afiliados.

- Redes sociais: atuar nas redes e mídias sociais já é quesito obrigatório. Elas têm grande abrangência entre os internautas e são extremamente importantes nas decisões de compra. Mas não basta criar o perfil da marca, é preciso firmar a identidade que dialogue com as outras mídias e faça da imagem uma unidade. Conheça seu público-alvo e a forma como ele interage em cada rede social.

- Tendência: na internet, as novas tecnologias surgem a todo momento. Algumas crescem aos poucos, porém outras se tornam grandes fenômentos rapidamente. Em 2011, o destaque é o mobile marketing, que acompanha a popularização dos smartphones com conexão à internet, do iPad e tablets.

Fonte: Com informações da Exame.com e Marketing nas IES

Nenhum comentário:

Postar um comentário